Escolha profissional: experimentar pode ser uma solução!

escolha profissional

Quando você era criança ou adolescente, alguém te perguntou o que você gostaria de ser quando crescesse? Pergunta difícil para uma pessoa conseguir responder, né?

E se tivessem te perguntado: o que você gostaria de experimentar primeiro?

Teria sido mais fácil e, com certeza, menos pessoas estariam insatisfeitas com suas escolhas.

Continue lendo e veja como pode ser enriquecedora a jornada de profissões que fazemos aqui no Elvira.

 

Um momento difícil

Escolher uma profissão pode ser um dilema. Jovens precisam optar por uma profissão em suas fichas de inscrição para o vestibular com apenas 17 anos.

Isso pode gerar angústia porque a escolha profissional implica projetar o futuro, construir um cenário de realizações de interesses e desejos. 

Isso demanda, além de autoconhecimento, conhecimento da profissão que se pretende escolher. 

Mas será que não daria para experimentar primeiro?

 

Escolher ou experimentar primeiro?

É comum encontrarmos profissionais que decidiram qual seria sua carreira sem ter em mente que existiam diversas possibilidades antes da escolha. 

Muitos estudantes escolhem com base numa visão idealizada de uma profissão ou seguem a profissão de familiares sem avaliar se compartilham as mesmas paixões, os mesmos sonhos.

Por isso, conhecer e experimentar diferentes lugares no mercado de trabalho é fundamental para a formação de um jovem que esteja preparado para uma escolha sadia.

Visitar locais de trabalho, conversar com profissionais de diferentes áreas e postos de trabalho, ouvir suas experiências é fundamental para uma escolha consciente.

 

Passar por processos diferentes, conhecer e experimentar possibilidades de carreira é fundamental para que, no futuro, seja possível adquirir um olhar amplo sobre o mercado de trabalho e, somente aí, escolher onde se encaixa melhor.

 

Fase de testes

 

É importante que, durante a vida escolar, o estudante já possa refletir sobre possibilidades, visitar diferentes locais de trabalho, conversar com profissionais da área de interesse, visitar universidades públicas e particulares etc.

Quanto antes começar a ter contato com as diferentes profissões, melhor.

 

Sem medo de errar

É importante deixar claro para os estudantes que sempre se pode mudar. A possibilidade de rever decisões pode dar mais segurança na hora da escolha da profissão.

É importante eles saberem que, se passaram por um processo que não lhes agradou, não é errado trocar, mudar de ideia.

Afinal, aprender o que não quer, faz parte da jornada de descobrimento pessoal de cada um. 

 

Particularmente hoje em dia, em que a expectativa de vida é muito maior e as condições de vida e saúde mudaram, as pessoas podem ter mais de uma profissão. São muitos os relatos de pessoas que mudaram de profissão aos 30, 40, 50 ou 60 anos.

Não é preciso ter medo de errar!

 

Jornada de profissões no Elvira

Aqui no Elvira, nossos estudantes percorrem a jornada de profissões desde a infância. Acreditamos que proporcionar ao estudante um olhar amplo sobre o mercado de trabalho o auxilia em sua jornada para a vida adulta. Além disso, nosso Projeto de Vida auxilia os estudantes a pensarem e estruturarem seus projetos e planos de carreira.

 

Se você ainda não é membro da nossa comunidade, agende uma visita e conheça nossa escola.